sexta-feira, 2 de agosto de 2013

As atribuições do Professor no Atendimento Educacional Especializado

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum, este atendimento não é um reforço escolar.
         O professor do AEE tem como função identificar, elaborar e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos. Ele elaborar e executa o plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, bem como, organiza o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional.
         Procura estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade, orienta professores e famílias quanto ao trabalho que deve ser realizado com o aluno.
O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de Educação.
Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada.
O professor do AEE investiga os possíveis problemas que possam estar limitando a aprendizagem do aluno.
Orienta-se pelo estudo de caso, que deve ser efetivado pelo professor de AEE, visando o desenvolvimento de um plano de Atendimento Educacional Especializado.
Em seu trabalho, o professor do AEE fará a avaliação pedagógica do aluno para estabelecer as estratégias e os recursos mais apropriados para
o caso. Um aspecto importante a ser considerado na avaliação do professor e que vai além das questões relativas à aprendizagem, é a história familiar e escolar do aluno. É necessário que o professor colete dados sobre a vida desse aluno através de entrevistas familiares, buscando o máximo de informações sobre ele, enfatizando os progressos escolares, seus relacionamentos na esfera social e sua circulação na dinâmica familiar. 
O trabalho do professor dependerá da necessidade de seu aluno. Também é importante o investimento que deve haver tanto do professor do AEE quanto do professor do ensino regular, apostando que todos aprendemos, independentemente das incapacidades que possamos supostamente possuir.

O Professor deverá ter um plano de AEE para a identificação das necessidades educacionais especiais do aluno e para a definição dos recursos e atividades que serão desenvolvidas tendo em vista as suas especificidades. 
O professor também deverá avaliar periodicamente o seu Plano de AEE em função
dos objetivos que definiu para o seu aluno no AEE em parceria com o professor do ensino comum, para verificar sua evolução nos diferentes aspectos trabalhados.
Mara Regina Vodonis Avosani

3 comentários:

  1. Ao terminar a leitura do seu texto e de tantos outros fiquei pensando na realidade de nosso município. Será que todos os profissionais que trabalham com o AEE nos diversos segmentos tem essa visão? Como fazer para que todos entendam o verdadeiro papel do professor do AEE na vida escolar e colaborar de forma mais correta? Vale a reflexão.
    Beijos
    Pauline

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  2. Olá Mara
    Muito interessante que você colocou a interação do professor de AEE com o professor de sala de aula comum, verificar se houve crescimento, em que ponto precisamos fazer mudanças.

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