Existem duas novas realidades que assumem uma relevância crescente na sociedade contemporânea: tanto o avanço acelerado das tecnologias, quanto a expansão de uma cosmovisão inclusiva, que aponta para a valorização da diversidade humana e para a superação de todos os mecanismos de exclusão social. Em meio a essas transformações, emerge a chamada Tecnologia Assistiva, uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para autonomia e inclusão social da pessoa com deficiência.
Para a pessoa com deficiência, a tecnologia assistiva é fundamental pois possibilita o exercício pleno da cidadania e o acesso a outros direitos básicos como aprender, comunicar-se, trabalhar, divertir-se, etc.
Tesoura mola
Tesoura Mola posiciona e facilita o manuseio de criança com dificuldades motoras.
Para treino de corte e recorte de papel, o efeito mola facilita a abertura da tesoura com pouco uso de força. Facilita a coordenação e o aprendizado – uma vez que a tesoura praticamente mantém-se aberta , sendo que pode ser usada por pessoas que tenham fraqueza muscular.
- Tesoura sem ponta
- Adaptação com mola
- Formato em arco revestido com cabo plástico, lâmina de aço inox e tubo emborrachado.
Realmente a tesoura mola permite a abertura automática com fácil manuseio, para treino de corte e recorte de papel, o efeito mola facilita a abertura da tesoura com pouco uso de força, facilita a coordenação e o aprendizado.
ResponderExcluirAlguns alunos com deficiência física não poderá participar da atividade de recorte e colagem, a menos que tenha acesso a uma tesoura diferente para que ele possa manuseá-la com a habilidade que possui.
Lilian - Pinhais
A criança com deficiência física, como qualquer outra, precisa ser estimulada, e mais que qualquer criança necessita de estratégias no processo da aprendizagem. O uso da tesoura mola além de auxiliar no desenvolvimento motor, integra o aluno, valorizando o seu jeito de fazer e sua autonomia na realização das atividades escolares. Parabéns!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirum ótimo recurso e não precisa ser, necessariamente, utilizada por uma pessoa com deficiência física. Com certeza, a pessoa que faz uso desse material não sente-se diferente, pois conseguirá atingir o objetivo da atividade proposta, não ficará sem realizá-la.