Mara Avosani
Como
pudemos ler nos textos citados, a Educação a Distância acontece cada vez mais
em situações bem amplas e diferentes, da educação infantil até a pós-graduação.
Os alunos que
participam do ensino a distância necessitam de organização para administrar bem
o tempo que tem, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado.
Por mais que os cursos ofereçam suporte de professores/tutores, é preciso ter
em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja uma autodidata.
A EAD vem auxiliar o ensino para que o
conhecimento alcance todos os indivíduos que tenham dificuldades de estar
presente em um ambiente físico de aprendizado.
Um
bom curso depende de um conjunto de fatores previsíveis para garantir o
processo ensino-aprendizagem. O Aluno sujeito do processo ensino-aprendizagem
deve abandonar a postura passiva e desenvolver novas habilidades. Ser curioso e
motivado. Com o uso do computador, da navegação na internet, correio eletrônico,
situar-se no ambiente de aprendizagem e, ainda ser capaz de perceber-se como
parte integrante do ambiente virtual de aprendizagem. O Professor nessa
modalidade de educação, exige-se que os professores extrapolem os processos de
ensino-aprendizagem a que estão a costumados no ensino presencial. O grande
educador atrai não só pelas suas ideias, mas pelo contato pessoal. O Tutor,
este profissional, conta com características que lhe confere o perfil
orientador, multiplicador, facilitador, buscando sempre estabelecer um diálogo
produtivo entre as partes – o tutor e os alunos. É aquele que possibilita uma
boa interação entre os seu participantes, do estabelecimentos de vínculos, de fomentar
ações de intercâmbio é aquele que trabalha com tecnologias sofisticadas e
simples. O Material didático deve estabelecer um diálogo produtivo entre aluno
e autor, a fim de que o processo de aprendizagem ocorra. As mídias podem variar
(livros, apostilas, cadernos temáticos, vídeos, Cd´s, teleconferências,
videoconferências, entre outras), mas o caráter construtivo da aprendizagem e
da apropriação do conhecimento por parte do aluno deve prevalecer sempre. Os
Ambientes ricos de aprendizagem devem ter uma boa infra-estrutura física,
salas, tecnologias e oferecer suporte técnico e pedagógico ao aluno, bem como
dar suporte ao funcionamento a Educação à Distância.
É
importante ressaltar que, para estudar em um sistema de Educação à Distância, é
preciso ser capaz de organizar as tarefas do cotidiano, a fim de que o tempo
para estudo seja mais bem aproveitado. A disciplina e a organização do tempo
diário de estudo são importantes para que sejam cumpridas as tarefas e os
prazos determinados.
Lembramos
também, que ainda nos deparamos com algumas dificuldades sérias na aceitação do
Ensino a Distância, que podem comprometer a qualidade do ensino. O peso da sala
de aula, pois os professores aprenderam como alunos a relacionar-se como o
modelo convencional de ensinar-aprender dentro de um espaço bem específico que
é a Escola; E difícil manter a motivação em um ambiente virtual;
Levando
em conta as características da EAD, o aluno necessita desenvolver algumas
habilidades para organizar o seu tempo para estudar: Disciplina - cumprir os
objetivos estabelecidos; Iniciativa - estudar de forma independente e
posteriormente apresentar seus questionamentos e ideias; Organização -
estabelecer horários, esquemas e rotinas de estudo; Responsabilidade - estudar
de forma independente, reconhecendo seu ritmo e estilo de aprendizagem;
Automotivação - buscar em si mesmo e por conta própria a motivação necessária
para realização do curso; Persistência - estar consciente da necessidade de
aprendizagem continuada pelo resto da vida.
Deseja-se
hoje com a EAD, promover a educação em que o indivíduo é trabalhado para
desenvolver sua autonomia, capacidade de pensar, de resolver problemas, de
tomar decisões, de aprender a aprender.
Finalizando, faz-se necessário optar
por uma concepção de EAD como educação, e não somente como ensino.
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