sábado, 25 de maio de 2013

Educação à distância: algumas considerações.
 Mara Avosani

    Como pudemos ler nos textos citados, a Educação a Distância acontece cada vez mais em situações bem amplas e diferentes, da educação infantil até a pós-graduação.
Os alunos que participam do ensino a distância necessitam de organização para administrar bem o tempo que tem, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado. Por mais que os cursos ofereçam suporte de professores/tutores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja uma autodidata.
A EAD vem auxiliar o ensino para que o conhecimento alcance todos os indivíduos que tenham dificuldades de estar presente em um ambiente físico de aprendizado.
            Um bom curso depende de um conjunto de fatores previsíveis para garantir o processo ensino-aprendizagem. O Aluno sujeito do processo ensino-aprendizagem deve abandonar a postura passiva e desenvolver novas habilidades. Ser curioso e motivado. Com o uso do computador, da navegação na internet, correio eletrônico, situar-se no ambiente de aprendizagem e, ainda ser capaz de perceber-se como parte integrante do ambiente virtual de aprendizagem. O Professor nessa modalidade de educação, exige-se que os professores extrapolem os processos de ensino-aprendizagem a que estão a costumados no ensino presencial. O grande educador atrai não só pelas suas ideias, mas pelo contato pessoal. O Tutor, este profissional, conta com características que lhe confere o perfil orientador, multiplicador, facilitador, buscando sempre estabelecer um diálogo produtivo entre as partes – o tutor e os alunos. É aquele que possibilita uma boa interação entre os seu participantes, do estabelecimentos de vínculos, de fomentar ações de intercâmbio é aquele que trabalha com tecnologias sofisticadas e simples. O Material didático deve estabelecer um diálogo produtivo entre aluno e autor, a fim de que o processo de aprendizagem ocorra. As mídias podem variar (livros, apostilas, cadernos temáticos, vídeos, Cd´s, teleconferências, videoconferências, entre outras), mas o caráter construtivo da aprendizagem e da apropriação do conhecimento por parte do aluno deve prevalecer sempre. Os Ambientes ricos de aprendizagem devem ter uma boa infra-estrutura física, salas, tecnologias e oferecer suporte técnico e pedagógico ao aluno, bem como dar suporte ao funcionamento a Educação à Distância.
            É importante ressaltar que, para estudar em um sistema de Educação à Distância, é preciso ser capaz de organizar as tarefas do cotidiano, a fim de que o tempo para estudo seja mais bem aproveitado. A disciplina e a organização do tempo diário de estudo são importantes para que sejam cumpridas as tarefas e os prazos determinados.
            Lembramos também, que ainda nos deparamos com algumas dificuldades sérias na aceitação do Ensino a Distância, que podem comprometer a qualidade do ensino. O peso da sala de aula, pois os professores aprenderam como alunos a relacionar-se como o modelo convencional de ensinar-aprender dentro de um espaço bem específico que é a Escola; E difícil manter a motivação em um ambiente virtual;
            Levando em conta as características da EAD, o aluno necessita desenvolver algumas habilidades para organizar o seu tempo para estudar: Disciplina - cumprir os objetivos estabelecidos; Iniciativa - estudar de forma independente e posteriormente apresentar seus questionamentos e ideias; Organização - estabelecer horários, esquemas e rotinas de estudo; Responsabilidade - estudar de forma independente, reconhecendo seu ritmo e estilo de aprendizagem; Automotivação - buscar em si mesmo e por conta própria a motivação necessária para realização do curso; Persistência - estar consciente da necessidade de aprendizagem continuada pelo resto da vida.
            Deseja-se hoje com a EAD, promover a educação em que o indivíduo é trabalhado para desenvolver sua autonomia, capacidade de pensar, de resolver problemas, de tomar decisões, de aprender a aprender.
            Finalizando, faz-se necessário optar por uma concepção de EAD como educação, e não somente como ensino.

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